sábado, 20 de dezembro de 2008

Beirut – The Flying Cup Club (2007)

Salve, salve meus queridos e minhas queridas. Hoje trago uma notícia um tanto quanto preocupante para nós do blog (em especial para mim). Trata-se dessa matéria do dia 15/12/08 do site cifraclub.com.br que me deixou rezando para que a primeira-dama francesa não visite blogs tupiniquins, já que minha matéria do dia 15 de setembro foi acerca do disco dela e como não encontrei a capa...

Bem, vamos ao que interessa. Mais um disco “antigo” (2007). Vou tentar parar com isso, mas esse vale a pena.

Tive meu primeiro contato com o Beirut numa visita que fiz a meu irmão algum tempo atrás e ele me mostrou uma música dessa banda. A primeira coisa que me veio à cabeça foi: “Que som duca!!!” Imagine o Serj Tankian (não que seja ele, mas o timbre de voz de Zach Condon lembra bastante o do vocalista do System Of A Down) cantando valsas, folks e até um tema de filmes de fadas da Disney (porque a introdução da faixa 8, Forks And Knives (La Fetê) poderia ser perfeitamente um.) Minha curiosidade foi ainda mais atiçada quando estava assistindo a um episódio da minissérie Capitu (no youtube) e fiquei encantado com a música tema do casal principal da trama (que não está nesse disco, mas já que eu sou um colunista legal, eis o link da canção.). Resolvi, então, baixar o trabalho mais recente da banda para comentar por aqui.


A banda é formada por: Zach Condon - vocais, ukulele, trompa, trompete e fliscorne; Owen Pallett - violino, órgão e backing vocals, Jon Natchez – clarinete, flauta e escaleta; Kendrick Strauch – piano; Perrin Cloutier - acordeon, contrabaixo e backing vocals; Nick Petree – percussão e backing vocals; Kristin Ferebee – backing vocals; Jason Poranski – violão e bandolim e Paul Collins - bouzouki.


O álbum traz 13 faixas que duram pouco mais de 38 minutos. Nota-se muita influência da música francesa e mariachi. O modo como Nick Petree se utiliza de caixas marciais merece menção. Os destaques ficam por conta de Nantes, A Sunday Smile, Cliquot e St. Appolonia.


Pode parecer chato para alguns, mas com uma audição atenta e paciente é simplesmente apaixonante.

Um comentário:

  1. Certo, está aí uma banda da qual eu nunca ouvi falar... Rs
    Só que: quando falou que é influenciada pelo folk, eu fiquei tentada a ouvi-la.
    E a formação da banda... mistura interessantíssima.

    Penso que vale a pena dar uma chance a banda.
    Mas uma crítica de prima!

    Vlw, doença!

    ResponderExcluir