sábado, 6 de setembro de 2008

Devendra Banhart – Smokey Rolls Down Thunder Canyon (2007)
Salve, salve camaradas!!! Hoje falarei de um dos mais importantes (senão, o mais importante) expoentes do folk psicodélico. Devendra Banhart nasceu nos EUA, foi criado na Venezuela e é muito influenciado pela música brasileira, em especial, pelo movimento tropicalista. Chegou a fazer uma participação especial no show que marcou a volta dos Mutantes em 2006, em Londres.

Em 2007 lançou este fantástico (e, relativamente, longo – pouco mais de uma hora e dez minutos – para um disco de estúdio) Smokey Rolls Down Thunder Canyon, que conta com convidados como, o ator Gael Garcia Bernal, na faixa Cristobal, que abre o disco, Nick Valensi (The Strokes) em Shabop Shalom, entre outros que serão citados mais a frente.

Os destaques ficam por conta de Samba Vexillographica, cantada em espanhol ao lado de Chris Robinson (Black Crowes); Rosa, canção em português, que conta com a participação de Rodrigo Amarante (Los Hermanos e Orquestra Imperial); algumas influências ficam bem claras nas faixas Seahorse, e seus mais de 8 minutos trazendo claras pitadas de Jethro Tull e Saved, cuja progressão de acordes da introdução remetem a Como 2 e 2 de Caetano e os primeiros versos lembram Jugband Blues, do Pink Floyd ainda com Syd Barret nos vocais (um dos principais nomes a quem Devendra é comparado).

Smokey Rolls Down Thunder Canyon vale cada um dos 91.5 MB que ocupam no HD de sua máquina (Não faço idéia de qual seja o preço médio desse disco em lojas, primeiro porque o último disco que eu, efetivamente, comprei foi o Quatro (2006) do Los Hermanos, segundo porque esse é tipo de disco difícil de se achar), desde que, você esteja disposto a novas sonoridades e psicodelismo no sentido mais setentista da palavra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário