segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Arctic Monkeys – Favourite Worse Nightmare (2007)

Salve, salve. Hoje vamos de bom e (nesse caso, nem tanto) velho rock n´roll. O gênero volta às origens neste disco. Não estética, mas conceitualmente.

Na década de 50 o rock n´roll era o ritmo dançante da juventude, Bill Halley e Elis Presley (pra citar só os mais importantes. O Rei dispensa comentários, Bill Halley é o autor da música Rock Around The Clock, que batiza o gênero musical. Se você sabia disso, parabéns. Se não sabia, fique sabendo) faziam as cocotinhas (nossas avós) balançarem os esqueletos nos bailes da época.

Meio século depois o rock volta às pistas com uma força antes só observada na década de 80. Dificilmente você vai pra uma balada “alternativa” e não ouve bandas como Franz Ferdinand, Kaizer Chiefs, os próprios Arctic Monkeys ou The Bravery, isso quando não se ouve todas elas.

Alex Turner, Jamie Cook, Nick O´Malley e Matt Helders talvez não sejam os grandes responsáveis por essa tendência, mas têm lá sua parcela de contribuição.

É difícil apontar os pontos altos nesse disco quase inatacável sem ser injusto com as outras canções, mas vamos tentar. Balaclava, Flourescent Adolescent e If You Were There, Beware são as minha favoritas. Com exceção de Only Ones Who Knows e 505, que tem um início muito paradão, Favourite Worse Nightmare (2007) é dançante do início ao fim. (Fica aí a sugestão pro DJ a Maratona Odeon.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário